Pesquisa EXAME/IDEIA: 50% dos brasileiros enxergam com pessimismo a melhora econômica em 2022

Em nossa pesquisa em parceria com a @exame, avaliamos que cerca de 50% dos brasileiros enxerga com pessimismo a melhora econômica do Brasil neste ano. A pesquisa que contou com 1.200 respondentes, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, observou que os principais motivos deste sentimento se dão pelos reflexos que a pandemia causou na geração de empregos e aumento da inflação.

Para 29% dos entrevistados, o desemprego é o maior desafio enfrentado hoje no Brasil. E essa imprevisibilidade trazida pela diminuição de renda das famílias, gera previsões negativas para a retomada econômica.

Além disso, a pesquisa avaliou que, com a preocupação financeira, o interesse em investir parte da renda também faz parte das metas da população em 2022. 33% dos entrevistados, por exemplo, desejam guardar dinheiro e fazer poupanças como modo de economizar. E 20% desejam comprar o primeiro imóvel este ano, com o sonho da casa própria. Isso é reflexo da alta inflação que ocorreu nos últimos tempos e a consequente perda no poder de compra e capacidade de investir dinheiro, seja comprando um carro, imóvel ou guardando economias em poupanças.

Para ler a reportagem completa, acesse: https://exame.com/revista-exame/as-preocupacoes-do-novo-ano/ e nosso blog www.ideiausa.com/blog

Vídeo: @rayra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *